Utilizar brindes promocionais para enfrentar a crise faz parte das ações corporativas de muitas empresas. Como usar e de que forma potencializar essas estratégias para seus clientes é assunto para o Presidente e Diretor comercial do Grupo BB, Plínio Bevervanso, que atua há mais de 20 anos no mercado de brindes promocionais brasileiro.
De acordo com Plínio, para driblar a crise e ampliar os resultados de sua empresa através de ações com produtos promocionais, a escolha do brinde que converse bem com a sua marca, o custo e a divulgação e construção da história do brinde que vai para seu cliente, funcionário, fornecedor ou acionista, serão fundamentais na hora de pôr em prática suas ações de promoções corporativas.
"Escolha um brinde de qualidade e seguro"
A escolha do brinde que converse com a sua marca é fundamental, pois não adianta uma academia oferecer um porta lápis para seus clientes, sendo que ele pode oferecer um squeeze que seja útil durante os exercícios de musculação. É preciso ainda que o conceito do produto, como ele é feito, de que material e principalmente a qualidade e utilidade do item conversem também com os critérios e posicionamento da sua empresa e pretendidos para a sua marca.
"Quando nós escolhemos um brinde promocional, estamos escolhendo algo que vai levar nossa marca estampada no produto", explica o Diretor do Grupo BB, acrescentando que o brinde deve ser seguro para os usuários e adequado às normas e regulações pelos órgãos de fiscalização e controle principalmente quando estiverem relacionados a itens de consumo de alimentos e bebidas como copos, canecas, squeezes ou então relacionados à saúde e segurança com o exemplo do brindes que contêm Álcool em Gel.
Cultura do brinde
Além da qualidade adequada que o brinde deve ter, o preço de venda do seu produto precisa absorver o custo do brinde que será utilizado na ação promocional da sua marca, seja criando ações de compre e ganhe com tickets médios de pedidos compatíveis com o custo do brinde ou em PACKS promocionais que ampliam o volume de itens adquiridos em função da possibilidade do brinde. Segundo Plínio, a política de desconto comercial das empresas podem ser repensadas do ponto de vista mercadológico, pois o percentual do desconto oferecido muitas vezes, pode ser substituído por brindes. "Quando trocamos o desconto por brindes, estamos atraindo mais clientes, dando voz a cultura dos brindes", destacou.
Ele explica que a cultura latina de presentear alguém, seja no aniversário ou em encontros simbólicos e confraternizações, é uma característica cultural importante e que pode ser explorada como atrativo na oferta de brindes pelas empresas das mais diversas formas!
Muitas empresas ganham bastante visibilidade quando oferecem brindes promocionais. A escolha do brinde deve considerar o público alvo do produto e é fundamental a opção por brindes com alto valor percebido para ampliar a atratividade da campanha ou da venda dos produtos e serviços a partir da possibilidade do consumidor ganhar o brinde! Neste sentido, principalmente quando as empresas compram seus brindes diretamente das fábricas, acabam investindo um valor menor unitário, dando espaço para o valor percebido, de acordo com Plínio.
Segundo ele, o preço de um produto que se encontra nas prateleiras dos supermercados e lojas de varejo, muitas vezes custam menos da metade quando comprados diretamente da fábrica e esse mesmo valor, reflete a importância que seu cliente percebe sobre os conceitos e visões da empresa de quem ele ganhou o brinde.
Exemplo disso, seria um squeeze que custa em média R$ 10,00 em uma loja de artigos esportivos e esse mesmo produto saindo da fábrica, personalizado com a marca de sua empresa, em quantidade, pode custar abaixo de R$ 3,00 a unidade.
Estratégia de ouro
A maioria das corporações pecam quando o assunto é divulgar e contar histórias divertidas e criativas associadas ao brinde que vai levar a marca estampada até os clientes. "As empresas não comunicam o brinde como atrativo de vendas", ressalta Plinio, acrescentando que essa é uma das estratégias fundamentais para se obter sucesso.
O Diretor Presidente do Grupo BB fala que quando fazemos uma divulgação adequada e atrativa do brinde que estamos oferecendo ao cliente, seja nas redes sociais, através das equipes de vendas e atendimento comercial ou em outros canais de divulgação utilizados, a própria empresa está, por meio do brinde, atendendo aos anseios dos clientes e tornando ainda mais atrativo a forma de se relacionar com os clientes e gerando mais elementos para escolhas de seus produtos ou serviços em detrimento dos produtos da concorrência.
"Faça da sua ação promocional uma forma de combater à crise com mais atitude e conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação e carreira e sairemos dessa crise mais fortes, lucrativos e eficientes", finalizou Plinio Bevervanso.
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Gustavo Coutinho
redator/ Grupo BB